Imagem de um porco com um guarda-chuva.

Sucesso do Cliente

Como fidelizar clientes em épocas de crise?

Voltar

Tempo de Leitura:

Data:

08/2016

Conquiste a melhor gestão e controle da operação para sua empresa!

A plataforma de relacionamento telefônico do Atende Simples é intuitiva, flexível e completa.

Fale com o consultor

Atrair clientes é extremamente fundamental para o desenvolvimento do negócio, mas sem uma estratégia de fidelização os custos com marketing e vendas podem ser mais elevados. Principalmente em tempos de crise, ter uma estratégia bem definida que vise menor custo para captação de clientes faz toda a diferença.

Listamos abaixo algumas dicas eficientes para você colocar em prática. Confira!

Promova ações estratégicas

Nessa primeira etapa, é muito importante considerar o conhecimento do cliente de forma mais abrangente como: hábitos de compra, comportamentos apresentados diante de uma oportunidade de promoção, desejos, objetivos, desafios enfrentados na vida pessoal e profissional, etc. 

Esse passo tornará mais fácil a criação de estratégias com maior foco e melhores resultados.

Agora, coloque-se no lugar do cliente. Comece a pensar como ele e tenha uma visão crítica do negócio. Por exemplo: se eu fosse o cliente da minha empresa, como eu gostaria de ser atendido? Essa é uma pergunta que, respondida, abrirá um leque de outras oportunidades de melhorias no processo de atendimento.

Se o atendimento telefônico adequado ao perfil de clientes é o passo mais importante para encantá-los e fidelizá-los, vá além e recompense os melhores consumidores da empresa. Para isso, identifique quem são eles analisando o ticket médio de cada um. 

Quem apresentar o maior volume de compras pode receber privilégios como promoções exclusivas, antecipação de lançamentos, melhores condições de pagamento, brindes, etc.

Surpreenda o cliente com atitudes proativas

Muitas empresas não conseguem prever eventuais problemas ou antecipar as necessidades de compras de seus consumidores. Geralmente, isso acontece por falta de informação. O processo não é complicado. Apenas exige uma estratégia alinhada. Com base no conhecimento do cliente é possível identificar o que, quanto, como e quando compram. 

Essas informações são suficientes para surpreender o cliente com uma ligação, por exemplo, oferecendo o que ele precisa, no tempo certo.

Para melhorar ainda mais essa estratégia, você pode preparar um pacote promocional com produtos e serviços adequados ao perfil do consumidor a fim de aumentar seu ticket, informar essas novidades por e-mail e fortalecer as relações interagindo de forma menos comercial através das redes sociais.

Outra dica importante é utilizar a central telefônica para fazer um contato mais direto e pessoal. Esse tipo de comunicação serve como termômetro para medir o nível de satisfação do cliente. Surpreenda-os ligando para desejar um feliz aniversário, desejar boas festas de fim de ano ou simplesmente para atualizar os dados cadastrais.

Disponibilize números empresariais

Se a sua empresa ainda não conta com um número empresarial, saiba que uma central telefônica automatizada pode ser uma ferramenta de atendimento ideal na estratégia de fidelização de clientes. 

O Atende Simples possui números empresariais 0800 e 3003, e ainda possui uma plataforma que permite total controle do serviço. Além de proporcionar um atendimento mais adequado, a ferramenta ajudará na redução de custos do serviço.

Veja algumas das principais vantagens:

  •  Configuração do fluxo de atendimento, incluindo horários de atendimento e mensagens na URA;
  •  Controle de chamadas atendidas e não atendidas;
  •  Gravação das chamadas para melhor controle de qualidade;
  •  Controle as solicitações das chamadas por tickets direto no Zendesk;
  •  Envio da 2ª via de boleto direto na URA de atendimento, em menos de 1 minuto, com a integração com a iugu;
  •  Redução de custos com menor trabalho operacional – e muito mais.

Dedique uma atenção especial ao último tópico discutido, pois com uma ferramenta de automação para o atendimento telefônico todas as estratégias anteriores poderão ser executadas com mais eficiência trazendo melhores resultados e redução de custos para o negócio. As solicitações serão prontamente atendidas estreitando o relacionamento com o cliente, levando-o à fidelização.

E aí? Tem mais alguma estratégia para fidelizar clientes em épocas de crise? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.

Continue sua leitura:

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce