Plataformas de atendimento em ilustração

Tecnologia

Como as plataformas de atendimento na nuvem ajudam operações a aderirem ao home office?

Voltar

Tempo de Leitura:

15 minutos

Data:

09/2022

Conquiste a melhor gestão e controle da operação para sua empresa!

A plataforma de relacionamento telefônico do Atende Simples é intuitiva, flexível e completa.

Fale com o consultor

Como as plataformas de atendimento na nuvem ajudam operações a aderirem ao home office?

Muitas operações de atendimento ao cliente ficam presas a um escritório físico por funcionarem com estruturas muito elaboradas e complexas que precisam ficar instaladas em algum lugar.

Antes mesmo da pandemia, que forçou muitas empresas a ficarem em home office, para respeitarem o isolamento social, o trabalho remoto já era uma tendência crescente e muito presente.

Porém, como transformar toda a sua infraestrutura física de atendimento ao cliente para uma na nuvem, com plataformas de atendimento? 

Para te ajudar a entender como fazer isso, elaboramos esse conteúdo completo para você. Boa leitura!!

As plataformas de atendimento na nuvem e o seu mercado

As plataformas de atendimento na nuvem, ou, como às vezes são conhecidas, as plataformas SaaS, são um modelo de serviço de suporte ao cliente, a base de contratação por assinatura. Então, uma empresa contrata um software que forneça processos, telefonia e recursos feitos para esse tipo de operação. 

Ao adquirir o serviço, não há necessidade de instalação, pois tudo é armazenado na nuvem, e o funcionamento dela acontece apenas por meio de uma conexão via internet. Ou seja, é possível trabalhar de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Essas soluções não são populares só agora no Brasil. Desde de 2017, de acordo com uma pesquisa feita pelo SaaSholic, São Paulo, capital, possuía 47,8% de startups SaaS, seguida de Santa Catarina, 16,3%, e Minas Gerais, 11,3%. Com isso, é possível perceber que esse movimento já era forte no país. 

Já em 2021, um levantamento feito pelo IDC Predictions Brazil  previu que quase 43% das empresas no Brasil pretendiam usar algum sistema de gestão na nuvem. E no levantamento de 2022, aproximadamente 97% dos negócios no país já utilizam algum sistema na nuvem. Isto é, dentro de um ano, as plataformas SaaS cresceram de forma expressiva e dominaram o mercado.

Portanto, para as operações de atendimento estarem em conformidade com o mercado, não perdendo nenhuma oportunidade de negócio, é preciso aderir a essas soluções na nuvem o mais rápido possível. O motivo para isso é a aceleração da adesão delas nas empresas do Brasil, conforme mostram os dados apresentados.

Quais são os benefícios das plataformas de atendimento na nuvem?

Agora que você já sabe o que é uma plataforma de atendimento na nuvem, entenda quais são suas vantagens e como elas impactam na sua operação.

1- Implementação simples e rápida

Um dos benefícios mais marcantes e uns dos mais relevantes é a implementação rápida e simples da plataforma SaaS na operação, pois, com a agilidade, fica mais fácil de começar a funcionar, sem muito impacto nos planejamentos e ações. Além disso, não corre o risco de perder oportunidades de negócio. 

Como é um sistema na nuvem, basta que a companhia, que contratou o serviço, tenha internet para acessar o software e começar a montar o fluxo de atendimento desejado com os recursos disponíveis. 

2- Oportunidade de personalização

Como cada operação de atendimento possui um foco e objetivo diferente no mercado, era necessário que as plataformas de atendimento na nuvem fossem flexíveis e oferecessem personalização para os seus clientes. Só assim é possível abranger o mercado e garantir o sucesso e aderência da solução.

Então, com uma empresa que disponibiliza diversos recursos e ferramentas, dentro da plataforma que possam ser utilizados de diferentes formas para a sua operação, é a solução ideal a ser escolhida. Porém é preciso ficar atento. Nem todos os negócios de soluções SaaS oferecem esse benefício, assim como a plataforma do Atende Simples disponibiliza, por exemplo.

3- Redução de custos 

Outra grande vantagem dessas soluções está na redução de custos que elas podem causar nas operações de atendimento. Isso só é possível porque para usar esse serviço, não precisa adquirir equipamentos, máquinas robustas e comprar diferentes softwares para diversos hardwares, pois tudo estará em uma só solução. 

Os dados dos usuários ficam armazenados em um banco específico para isso na nuvem, podendo ser acessados a qualquer momento e com qualquer computador conectado à internet.

Dessa forma, a empresa que contratar uma plataforma de atendimento SaaS terá a preocupação com custos diminuídos.

4- Fácil mobilidade

Como já foi citado anteriormente, por ser um sistema na nuvem, ou seja, completamente online, a mobilidade das operações fica aberta e muito mais fácil, pois não há necessidade de uma infraestrutura física para funcionar, apenas internet. 

Logo, as empresas ficam livres para trabalhar de onde quiserem e escolherem como vão fazer isso. 

5- Integrações

Para garantir que não haja a necessidade de outros serviços, algumas plataformas de atendimento na nuvem oferecem a possibilidade de integrações, com diferentes soluções,  para garantir centralização da operação. 

Isso deixa a sua gestão mais robusta, completa e permite o acompanhamento de todas as ações no suporte ao cliente.

O home office e como as plataformas de atendimento ajudam no modelo

O home office é uma tendência que vem crescendo ao longo dos anos por conta dos avanços tecnológicos. No Brasil, em 1997, foi apresentado o modelo de trabalho, oficialmente, em um “Seminário Home Office/Telecommuting- Perspectivas de Negócios de Trabalho para o Terceiro Milênio”. E, em 2017, o teletrabalho foi reconhecido na “Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil”, com a Lei 13.467.

De acordo com uma pesquisa, publicada na Assespro-RS, informa que, mundialmente, o número cresceu de 35% para 51%, entre 2017 e 2018, de pessoas que trabalham remotamente. Sendo assim, por mais que a prática do home office só tenha ganhado força depois do distanciamento social, causado pela pandemia da COVID-19, ela já era uma vivência para muitos trabalhadores e empresas.

Atualmente, 85% das empresas adotaram o home office durante a pandemia, divulgado pelo Infomoney, transformando essa possibilidade em uma grande realidade para o mercado de trabalho moderno. E algumas vantagens desse modelo são inegáveis, como:

  • Economia de capital para empresa;
  • Economia de tempo para empresa e colaboradores;
  • Autonomia para empresa e os colaboradores;
  • Liberdade para empresa e colaboradores;

Assim sendo, para as empresas que oferecem atendimento ao cliente e desejam transformar seus escritórios físicos em um sistema de home office para todos os seus agentes, é preciso adotar as plataformas de atendimento na nuvem como solução para o funcionamento remoto da operação. 

Portanto, ao adquirirem as plataformas SaaS, a sua assistência ao consumidor terá todos os benefícios, já descritos anteriormente neste conteúdo, ao seu favor. Ou seja, com a implementação simples e rápida, oportunidade de personalização, redução de custos, fácil mobilidade e integrações, a sua operação poderá funcionar remotamente da forma mais completa e funcional possível. Basta ter conexão com a internet que seu negócio terá controle sobre a operação em qualquer lugar do mundo e os seus agentes poderão trabalhar em modelo home office. 

E agora?

Depois de entender como as plataformas de atendimento na nuvem conseguem ajudar as operações a aderirem o home office como sistema de trabalho,  avalie se a sua empresa tem a possibilidade de implementar essa solução. Para te ajudar a entender melhor se vale a pena para o seu negócio, fale com nossos consultores e faça um teste grátis na nossa plataforma de relacionamento telefônico agora mesmo!

Gostou de saber sobre o assunto? Confira mais conteúdos como esse no nosso blog, assine nossa Newsletter, para ficar por dentro das novidades do mercado de atendimento, e acesse nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.

Continue sua leitura:

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce