Imagem de uma mão apertando um botão escrito kpi.

Tecnologia

12 KPIs de atendimento telefônico que sua empresa precisa acompanhar

Voltar

Tempo de Leitura:

Data:

09/2016

Conquiste a melhor gestão e controle da operação para sua empresa!

A plataforma de relacionamento telefônico do Atende Simples é intuitiva, flexível e completa.

Fale com o consultor

Muito provavelmente, você já ouviu falar dos KPIs (Key Performance Indicators ou, no português, Indicadores Chave de Performance), que servem para mensurar o desempenho da empresa nas suas mais diversas frentes. A análise desses indicadores é crucial não só para os gestores analisarem onde é necessário melhorar, investir e inovar, como também para eles tomarem melhores decisões baseadas em fatos.

Vamos focar no atendimento telefônico, que é o mais usado pelos consumidores no Brasil, principalmente quando querem tratar de assuntos mais sérios. Os indicadores de atendimento podem indicar, por exemplo, a satisfação dos clientes, as taxas de abandono, os motivos dos contatos e o tempo médio dos atendimentos. Com eles, os responsáveis podem identificar desvios e e problemas, além de insights para melhorar produtos e serviços.

Listamos abaixo os 12 principais KPIs de atendimento telefônico que você deve acompanhar na sua empresa. Confira quais são eles:

1. Satisfação do cliente

Este KPI, como o próprio nome já diz, indica a satisfação do cliente com o atendimento prestado pelos agentes. Ele pode ser medido ao final de cada atendimento por meio da nota NPS (Net Promoter Score), em que o cliente o avalia em uma nota de 0 a 10, ou através de pesquisas enviadas pela empresa para o seu e-mail, ou no próprio telefone, logo após o atendimento.

2. Tempo Médio de Espera (TME)

Outro importante indicador é o TME, que mostra o tempo que o cliente fica na fila esperando para ser atendido. Ele é contato a partir do momento que o cliente deixa a URA (Unidade de Resposta Audível), até a hora que ele é atendido por um agente. Quanto menor o TME, melhor a performance da equipe de atendimento.

3. Tempo Médio de Atendimento (TMA)

O TMA indica o tempo que determinado agente leva para prestar um atendimento. O ideal é que esse tempo não seja nem muito demorado, para que a fila de espera não fique congestionada, nem muito rápido, para o cliente não se sentir menosprezado. Os gestores podem utilizar este KPI para avaliar a qualidade do trabalho de cada atendente.

4. First Call Resolution (FCR)

O FCR indica se o cliente teve o seu problema resolvido logo no primeiro contato. Ele pode ser medido de várias formas: pela quantidade de chamados solucionados sobre o total de registrados, pelo número de chamados solucionados sobre o total de ligações e por amostra, verificando quantos chamados foram solucionados em um grupo de ligações.

5. Número médio de contatos necessários para fechar um ticket

Certas ligações demandam o envolvimento de agentes de diferentes áreas para os problemas serem solucionados. Neste caso, os responsáveis devem calcular o número médio de contatos necessários para fechar um ticket (solicitação), para verem se o atendimento não está sendo resolvido logo nos primeiros contatos devido à erros cometidos pelos agentes.

6. Quantidade de ligações atendidas

O número de ligações atendidas pelos agentes pode indicar a necessidade da área de atendimento em contar com mais ou menos colaboradores. Com este KPI, os gestores podem avaliar os picos de atendimento diários, semanais e anuais e preparar a infraestrutura da empresa para atendê-los de forma eficiente.

7. Taxa de abandono

Este KPI quantifica o número de clientes que estavam na fila de espera, mas que abandonaram a ligação por causa da demora no atendimento. Quanto mais alta for a taxa de abandono, maior é o tempo de espera e a insatisfação dos clientes. Este KPI indica problemas sérios na área, que devem ser resolvidos o mais rápido possível.

8. Motivo do contato

Ao registrar o motivo pelo qual cada cliente entrou em contato, a empresa consegue saber quais de seus processos internos estão deficientes, para poder corrigi-los imediatamente. Se eles forem, de fato, corrigidos, poderão melhorar a satisfação dos clientes e reduzir o número de chamados na área de atendimento.

9. Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra a quantidade de pessoas que entraram em contato com a empresa e se tornaram clientes logo no primeiro contato. Ela é avaliada a partir da determinação de uma meta, que pode estar relacionada à vendas, realizações de testes com serviços ou até mesmo respostas que os clientes deram.

10. Turnover

O Turnover (no português, ‘rotatividade’) indica se o índice de substituição de agentes está alto ou baixo. Quanto mais alto ele estiver, mais prejuízos a organização terá. Isso porque ela precisará arcar com as despesas de demissão e contratação e treinar os novos agentes, para que eles prestem um atendimento tão eficaz quanto aqueles mais experientes.

11. Absenteísmo

Este KPI mede o percentual de ausências em relação à quantidade de agentes de atendimentos escalados para trabalhar em um determinado período. Este KPI é elevado quando os colaboradores estão desmotivados e insatisfeitos com o seu trabalho e faltam ao serviço. Isto acaba comprometendo os trabalhos, aumentando a taxa de Turnover e impedindo a empresa de atingir as suas metas e alcançar melhores resultados.

12. Total de contatos

O último KPI é o total de contatos, que indica quantos clientes únicos entraram em contato com a empresa em um determinado período - geralmente semanal ou mensal. Se o número de contatos estiver muito alto, os gestores devem procurar entender as causas por trás dos chamados e solucionar os problemas dos clientes o quanto antes.

Conclusão

Ao contrário do que muitos gestores pensam, a medição de KPIs não é nenhum mistério. Graças às plataformas de gerenciamento de atendimento telefônico, como o Atende Simples, o monitoramento dos KPIs pode ser realizado de forma rápida e eficaz e entender o que está acontecendo na sua área de atendimento. E tudo isto sem os responsáveis precisarem coletar dados manualmente e perderem seu tempo.

Mas é importante lembrarmos que, para os dados coletados reflitam a realidade da área de atendimento, todos os seus processos precisam ser implementados e executados corretamente. Lembre-se de que o monitoramento constante dos KPIs de atendimento é o que dá a segurança necessária para os gestores tomarem decisões melhores e manterem todos os processos e ações sempre dentro do planejado.

Tem algum outro KPI que esquecemos de colocar nesse post e é muito importante para avaliar o atendimento telefônico das empresas? Deixe em um comentário abaixo!

Continue sua leitura:

Imagem com logo do Atende Simples
Equipe Atende Simples

Atende Simples é uma solução de atendimento telefônico completa e flexível para aumentar as vendas e fidelizar os clientes. Pequenas e médias empresas passam a contar com números 0800 ou números nacionais e uma plataforma de gestão de chamadas integrada com os sistemas de marketing e atendimento, como Zendesk. Faça um teste grátis agora.

Site
Menu

Blog do Atende Simples 

Posts Relacionados:

Saiba o que é atendimento omni channelComo reduzir custos e aumentar a competitividade4 tendências do mercado de e-commerce