Entrar na sua conta

Call tracking e integração com Google Analytics (GA)

Lançado em:
24/9/2018

Você já fez uma campanha de marketing que gerou leads a partir de diferentes canais ao mesmo tempo como Adwords, Facebook, panfleto, rádio, etc? Se sim, no final da campanha, você provavelmente quis saber qual foi o canal que deu mais resultado para que pudesse, em uma próxima campanha ou mesmo na atual, fazer otimizações e também direcionar a verba para os canais que trazem os melhores resultados para garantir um ROI positivo.

Pode ser, também, que você possua vários agentes ou franquias e tenha um atendimento centralizado e gostaria de saber quantas chamadas cada um gera.

Esses são apenas alguns exemplos nos quais o call tracking pode ajudar. Call tracking é uma técnica para mapear as chamadas e permitir a identificação da origem da ligação.

O Atende Simples permite que você tenha vários números associados na sua conta e faça o call tracking dos novos leads, dos atendimentos e muito mais. Com essa informação, é possível otimizar os investimentos de marketing, calcular ROI, saber o custo de aquisição de clientes, repassar custos operacionais para parceiros e franquias, mapear tipos de clientes, etc.

Para cada número, você pode configurar informações específicas como nome, domínio associado à ação entre outras informações que julgar pertinente. Essas informações serão usadas para você segmentar as chamadas e saber quantas ligações foram geradas por tipo de ação, por parceiro ou qualquer outra categoria.

Tudo isso, você pode trabalhar nos próprios relatórios do Atende Simples exportando-os para o Excel ou fazendo a integração do Atende Simples de forma automática ao Google Analytics e passar a tratar e cruzar as informações das chamadas com os acessos aos sites e ter uma visão fim a fim das suas ações de marketing.

Além dessas opções, é possível integrar o Atende Simples a qualquer outro sistema como CRM, BI, Dashboards, ... que sua empresa utilize para consolidar as informações em seu próprio ambiente. Para isso, basta integrar o Atende Simples usando os webhooks.

Veja como configurar seus números e fazer a integração com o Google Analytics:

  • Para customizar as informações de cada número a ser utilizado em suas campanhas ou para configurar os diferentes agentes / franquias que utilizarão um determinado número, entre em sua conta, clique em OPÇÕES DA CONTA > NÚMEROS e para cada número preencha as informações como no exemplo abaixo que configuramos um número para uma Campanha de Natal que estará rodando no Google pago:

O nome pode ser o de um agente / franquia ou o nome de uma campanha específica, por exemplo. As informações em Info 1, Info 2 e Info 3 são exatamente aquelas que você deseja acompanhar. No exemplo, queremos saber que para este número recebemos ligações vindas de uma campanha do Google por PPC. O host pode ser o link de referência usado no anúncio para aquela campanha.

Uma vez que você criou o cadastro com as informações de todos os números que serão utilizados em sua campanha, faça a integração do Google Analytics à conta do Atende Simples:

  • Acesse sua conta, clique em Integrações e em seguida Google Analytics:

  • Insira o código UA da sua conta do Google Analytics:

Para acessar o código UA da sua conta do Analytics, acesse sua conta, entre em Administrador > Configurações da Propriedade:

  • Agora basta preencher as lacunas com as informações que deseja visualizar nos relatórios. Para acessar os códigos e selecionar os que estão mais de acordo com seus objetivos, clique em Clique aqui para ver a lista de informações dinâmicas:

  • Os códigos funcionam de forma dinâmica e irão puxar os dados cadastrados anteriormente em NÚMEROS e outros dados da sua conta. Vamos usar o mesmo exemplo acima da Campanha de Natal para que os dados puxados sejam daquele número que configuramos, então teríamos:

Na coluna de Atributos da Campanha, colocamos os códigos referentes aos dados cadastrados em Números e o sistema irá traduzir isso depois nos relatórios como Nome [Campanha de Natal], Origem [Google] e Mídia [PPC] organizando assim as informações que desejo. O mesmo ocorrerá com as informações selecionadas nas Configurações do Evento, que estão ligadas aos eventos da ligação.

Uma vez que a integração foi feita e as configurações acima foram salvas, você terá todos esses dados incluídos nos relatórios do Google Analytics e também nos relatórios da nossa plataforma para poder tomar decisões de melhorias em suas campanhas.

Privacy Policy